PRIMEIRO REGISTRO DE Pomadasys ramosus POEY, 1860 (PERCIFORMES: HAEMULIDAE) PARA A COSTA DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Frederico Moreira Osório Biólogo e Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Universidade Federal do Ceará.
  • Reynaldo Amorim Marinho Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Tito Monteiro da Cruz Lotufo Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC).
  • Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC).

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6405

Palavras-chave:

Pomadasys ramosus, Haemulidae, primeiro registro, Ceará, Brasil.

Resumo

Este trabalho registra a primeira ocorrência de Pomadasys ramosus na costa do Estado do Ceará, Brasil. Peixes dessa espécie apresentam corpo tipicamente pisciforme, alongado, comprimido lateralmente como todas as espécies da família Haemulidae. O exemplar de P. ramosus descrito no presente trabalho foi coletado no estuário do Rio Acaraú (02º52’15,8"S - 40º07’47,2"W), e identificado de acordo com a literatura especializada. Esse indivíduo foi capturado em um ponto do estuário onde a uma profundidade era de 7,5 m. Foi utilizada na captura rede-de-espera de poliamida monofilamento com malhas de 8 cm entre-nós. Antes deste trabalho, havia apenas cinco registros para a espécie P. ramosus no Brasil: dois em Alagoas, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O presente trabalho reforça a afirmação de que P. ramosusapresenta uma distribuição das Antilhas ao estado do Rio de Janeiro, Brasil, e preenche uma lacuna em sua área de distribuição geográfica.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Notas Científicas