ASPECTOS BIOLÓGICO-PESQUEIROS DA SERRA, Scomberomus brasiliensis, CAPTURADA COM REDE-DE-ESPERA NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6475Palavras-chave:
serra, Scomberomorus brasiliensis, biologia pesqueira, rede-de-espera, Nordeste do BrasilResumo
O presente trabalho descreve aspectos biológico-pesqueiros da serra, Scomberomus brasiliensis, importante recurso artesanal do Nordeste do Brasil, relativos à tecnologia de pesca com rede-de-espera, fauna acompanhante e razões biométricas que afetam o processo de emalhamento. O material de estudo foi obtido por amostragem de 482 desembarques realizados ao longo da costa nordestina nos anos 1998 a 2001, e em 19 viagens de pesca experimental utilizando-se uma bateria de panos de rede com malhas de 70, 80, 90 e 100 mm. A composição específica das pescarias com rede-de-espera apresenta variações espaço-temporais na região Nordeste, mas a serra é a espécie-alvo por ser a mais importante em volume de produção na maioria dos estados e na maior parte do ano. As espécies mais comumente capturadas como fauna acompanhante possuem a forma do corpo semelhante à da serra, principalmente a cavala, Scomberomorus cavala, enquanto o xerelete, Caranx crysos e a sardinha-bandeira, Opisthonema oglinum, estes são relativamente mais altos. A captura, por emalhamento, das três principais espécies ocorre, sobretudo, na região entre a primeira nadadeira dorsal e a nadadeira anal, que corresponde ao perímetro máximo do peixe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).