FEEDING HABITS OF THE COMMOM DOLPHINFISH Coryphaena hippurus, IN NORTHEASTERN BRAZIL’S EXCLUSIVE ECONOMIC ZONE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6479Palavras-chave:
dourado, Coryphaena hippurus, dieta alimentar, Zona Econômica Exclusiva, Nordeste do BrasilResumo
Os hábitos alimentares do dourado, Coryphaena hippurus foram analisados através do conteúdo estomacal de 272 peixes. As amostras provenientes da pesca de espinhel de atum da região nordeste na Zona Econômica Exclusiva, foram coletadas entre outubro de 1992 e dezembro de 1999. A dieta compreende 23 taxa de peixes, 13 de cefalópodes, 8 de crustáceos e um de heterópode. De acordo com o índice de Importância Relativa (IIR), os peixes foram os principais itens alimentares, particularmente os jovens de Dactyloprus volitans, Brama brama, Cypselurus sp. e Balistes sp. O dourado se alimenta de organismos epipelágicos de uma maneira contínua, ao longo do dia, sobre indivíduos de pequeno tamanho (1 a 7 cm). Não há correlação entre o tamanho das presas e o peso do conteúdo estomacal com o tamanho corporal do dourado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).