ESPÉCIES, SEXOS E TAMANHOS DO CAMARÃO-ROSA, Farfantepenaeus spp., NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6481Palavras-chave:
camarão-rosa, Farfantepenaeus spp., morfologia, proporção sexualResumo
Este trabalho trata da ocorrência de espécies, sexos e tamanhos do camarão-rosa, em amostras de capturas na área de Cabo Frio (Rio de Janeiro – Brasil), realizadas entre julho/2000 e fevereiro/2001. Sob a denominação de camarão-rosa são conhecidas duas espécies do gênero Farfantepenaeus Burukovscky no sudeste do Brasil: F. brasiliensis (Latreille) e F. paulensis (Pérez-Farfante). Estas espécies e seus sexos são de difícil identificação nas amostragens feitas durante desembarques das capturas comerciais. A espécies F. brasiliensis predominou nas amostras, com 59,4% dos indivíduos – na área de Cabo Frio se encontra o limite norte da ocorrência de F. paulensis. Houve equilíbrio entre os sexos da primeira espécie, não observado com a segunda. As menores médias do comprimento do cefalotórax e do peso total, registradas para os machos de ambas as espécies eram esperadas, porque as fêmeas alcançam maiores tamanhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).