INFLUÊNCIA BACTERIOLÓGICA NA POTABILIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO COSTEIRA DE AQUIRAZ, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • José Gonzaga Silva Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição, 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
  • Itabaraci N. Cavalcante Professor do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.
  • Napoleão Quesado Júnior Geólogo, COGERH

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6523

Palavras-chave:

águas subterrâneas, bacteriologia, potabilidade, Estado do Ceará.

Resumo

Os dados contidos nesse trabalho estão relacionados às análises bacteriológicas das águas subterrâneas da faixa costeira do Município de Aquiraz, Estado do Ceará. As condições geológicas são representadas pelos litotipos sedimentares que compreendem a Formação Barreiras e os depósitos eólicos das dunas e paleodunas, além de manchas aluvionares e de manguezal. A partir daí, são caracterizados sistemas aqüíferos, homônimos. Os resultados revelam que, das 11 amostras de água, 63,6% estão contaminadas com bactérias fecais, mostrando uma predominância de 55,4% para Escherichia coli, indicadora do grupo coliforme fecal. Foi identificada a presença de nitrato em 99% das amostras, sendo que 36,3% apresentam valores acima do máximo permitido, que é de 10 mg/L de N-NO3 -, oscilando entre 15,4 e 29,9 mg/ L de N-NO3, tornando-a não potável para consumo humano e potencialmente causadora de hemoglobinemia. Essas características revelam a vulnerabilidade dos sistemas aqüíferos a contaminações bacteriológica e química, principalmente nas zonas onde não há saneamento básico, ocasionando o surgimento de fossas sépticas. A ausência de critérios técnicos de construção e localização de poços e a prática comum de construção de fossas em substituição a obras maiores de saneamento básico, constituem fatores primários que propiciam a contaminação bacteriológica. 

Downloads

Publicado

2017-03-10

Edição

Seção

Artigos originais