PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO IMPACTO DA EROSÃO COSTEIRA E DA OBRA DE CONTENÇÃO (Bagwall) EM UMA PRAIA NO LITORAL DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Elana Carolina de Souza Medeiros Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Avenida da Abolição, 3207, Meireles - Fortaleza, CE, Brasil.
  • Luis Parente Maia Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Avenida da Abolição, 3207, Meireles - Fortaleza, CE, Brasil.
  • Rogério César Pereira de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC),Departamento de Economia Agrícola. Avenida Mister Hull, 2977, Campus do Pici - Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6581

Palavras-chave:

Impactos costeiros. Praia do Icaraí. Bagwall.

Resumo

O processo de erosão vem afetando de forma crescente as praias ao longo do litoral do estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Durante a última década, a erosão costeira tem causado efeitos econômicos negativos sobre os usuários da Praia do Icaraí, um destino turístico importante localizado no município de Caucaia. Em 2010, a prefeitura municipal construiu uma obra de contenção do tipo bagwall como medida de controle, mas a força da maré a destruiu parcialmente. O presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção dos usuários da Praia do Icaraí sobre a erosão costeira e as medidas de controle adotadas. Para isso, um questionário semiestruturado foi aplicado a uma amostra aleatória de 566 usuários visando aferir a percepção deles sobre a qualidade da paisagem, os impactos da erosão costeira e da obra de contenção (bagwall). Os resultados mostraram que os usuários atribuíram a erosão costeira às obras feitas ao longo da costa da cidade de Fortaleza que transferiu o processo erosivo para as praias localizadas no litoral oeste. Os usuários mostraram-se insatisfeitos com a obra de contenção realizada, principalmente devido à inadequação da obra à condição ambiental local.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais