SCIENTOMETRIC STUDY OF SCIENTIFIC LITERATURE ON THE ESTUARIES OF CEARÁ STATE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6586Palavras-chave:
estado do conhecimento, Literatura de impacto, revisão crítica, estuário.Resumo
Os estuários são ambientes costeiros de grande importância econômica, social e ambiental ao redor do Mundo. Muitos estudos têm sido realizados sobre dinâmica estuarina, principalmente relacionado com circulação e processo de mistura para melhor compreensão dos princípios da oceanografia física estuarina. A distribuição dos estudos realizados nos estuários do Estado do Ceará relacionado com a área de hidrodinâmica estuarina apresenta uma desigualdade e/ou um maior interesse pelo principal sistema estuarino da região, o rio Jaguaribe, o que reflete em quantidades distintas de estudos entre os três setores da costa cearense. Ao todo foram selecionados 100 estudos publicados para realizar uma distribuição dos estudos em relação o setor da costa e classificação em Literatura Cinza e Literatura Branca. Os resultados mostram que 77% das publicações são classificadas como Literatura Cinza e 23% como Literatura Branca. 52% dos estudos foram realizados em estuários localizados no litoral leste (setor 3), sendo 42 estudos no estuário do rio Jaguaribe, 22% nos estuários do litoral oeste e extremo oeste (setor 1), 21% nos estuários da região metropolitana de Fortaleza (setor 2), e, 5% são estudos realizados em mais de um estuário e/ou setor do litoral.Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).