SCIENTOMETRIC STUDY OF SCIENTIFIC LITERATURE ON THE ESTUARIES OF CEARÁ STATE

Autores

  • Samuel Soares Valentim Aluno de Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais, Programa de Pós Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Instituto de Ciências Marinhas, Universidade Federal do Ceará. Av. da Abolição, 3207. Meireles. Fortaleza, CE 60165-08.
  • Maria Ozilea Bezerra Menezes Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, Instituto de Ciências do Mar, Av. da Abolição, 3207. Meireles. Fortaleza, CE 60165-08.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v49i2.6586

Palavras-chave:

estado do conhecimento, Literatura de impacto, revisão crítica, estuário.

Resumo

Os estuários são ambientes costeiros de grande importância econômica, social e ambiental ao redor do Mundo. Muitos estudos têm sido realizados sobre dinâmica estuarina, principalmente relacionado com circulação e processo de mistura para melhor compreensão dos princípios da oceanografia física estuarina. A distribuição dos estudos realizados nos estuários do Estado do Ceará relacionado com a área de hidrodinâmica estuarina apresenta uma desigualdade e/ou um maior interesse pelo principal sistema estuarino da região, o rio Jaguaribe, o que reflete em quantidades distintas de estudos entre os três setores da costa cearense. Ao todo foram selecionados 100 estudos publicados para realizar uma distribuição dos estudos em relação o setor da costa e classificação em Literatura Cinza e Literatura Branca. Os resultados mostram que 77% das publicações são classificadas como Literatura Cinza e 23% como Literatura Branca. 52% dos estudos foram realizados em estuários localizados no litoral leste (setor 3), sendo 42 estudos no estuário do rio Jaguaribe, 22% nos estuários do litoral oeste e extremo oeste (setor 1), 21% nos estuários da região metropolitana de Fortaleza (setor 2), e, 5% são estudos realizados em mais de um estuário e/ou setor do litoral.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais