BEACHED SEA TURTLES ON THE COAST OF FORTALEZA, CEARÁ, BRAZIL, AND IMPLICATIONS FOR CONSERVATION OF THE TÁXON
Tartarugas marinhas encalhadas na costa de Fortaleza, Ceará, Brasil, e implicações para a conservação do táxon
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i1.70464Resumo
O litoral cearense pertence a uma das áreas mais importantes do Atlântico Sul para a migração e alimentação de tartarugas marinhas. Assim, o presente estudo observou (1) quais espécies ocorrem em Fortaleza, (2) quais espécies e sexo encalham com maior frequência, (3) o estágio da vida e (4) a estação em que mais encalham. Objetivamos atualizar as informações sobre a ocorrência de tartarugas marinhas em Fortaleza, avaliar a influência da sazonalidade nos encalhes, registrar quais espécies encalham no litoral de Fortaleza e investigar o comportamento dos encalhes. Este estudo foi realizado em Fortaleza, Brasil, sendo os dados obtidos por meio de monitoramento e relatos da comunidade local, no período de janeiro/16 a dezembro/19. Um total de 112 tartarugas encalhadas de quatro espécies foram observadas, sendo a faixa etária juvenil a mais observada. Não houve diferenças significativas entre os anos, meses e as estações chuvosa/seca no número de encalhes. As fêmeas ocorreram mais frequentemente que os machos para todas as espécies, talvez devido ao uso da região como rota migratória para procriação e forrageamento. Este é o primeiro dado disponível em periódico indexado para o estado do Ceará e que pode ser utilizado como base para a conscientização da população em geral e do governo sobre a vulnerabilidade desses organismos.
Palavras-chave: Chelonia mydas, tartarugas juvenis, tartarugas fêmeas, atividades humanas, Nordeste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).