RECORD OF Ostrea puelchana D’ORBIGNY, 1842 (BIVALVIA: OSTREIDAE), AS NEW EPIBIONT IN Eriphia gonagra (FABRICIUS, 1781) (CRUSTACEA: ERIPHIIDAE) FROM NORTHEASTERN BRAZIL
Registro de Ostrea puelchana d’Orbigny, 1842 (Bivalvia: Ostreidae), como novo epibionte em Eriphia gonagra (Fabricius, 1781) (Crustacea: Eriphiidae) para o Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.70469Resumo
Neste artigo, nós descrevemos a primeira associação da espécie de ostreídeo Ostrea puelchana d’Orbigny, 1842, como novo epibionte em Eriphia gonagra (Fabricius, 1781), com material coletado no Nordeste do Brasil. O espécime de E. gonagra foi coletado manualmente em novembro de 2020 durante a maré baixa na praia de Barra de Catuama, no estado de Pernambuco. Entre os 10 espécimes coletados, apenas um macho adulto demonstrou a presença de dois espécimes comensais de O. puelchana aderidos nas regiões epibranquial e anterolateral do basibionte (lado direito). A presença do epibionte O. puelchana como novo hospedeiro de E. gonagra expande a gama de espécies de crustáceos potencialmente utilizadas como hospedeiros dessa ostra ao longo da costa brasileira.
Palavras-chave: invertebrados marinhos, interações biológicas, Pernambuco, comensalismo, arenitos de praia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).