RECENT BRACHIOPODS FROM SOUTH ATLANTIC OCEAN: FIRST OCCURRENCE OF THE LINGULIDAE AND ITS BIOGEOGRAPHIC IMPLICATIONS
Braquiópodes recentes do oceano Atlântico Sul: primeira ocorrência de Lingulidae e suas implicações biogeográficas
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.70993Resumo
A fauna de braquiópodes do oceano Atlântico Sul é abundante, apesar de ser composta por poucas espécies de ampla distribuição geográfica. Contudo, até o presente, nenhum braquiópode inarticulado da família Lingulidae havia sido registrado nessa região. O presente estudo descreve pela primeira vez a ocorrência de braquiópodes lingulídeos para o Atlântico Sul. Sete espécimes foram coletados na plataforma continental do estado do Maranhão, Nordeste do Brasil, Atlântico Sul Ocidental. Os indivíduos foram identificados como pertencentes ao gênero Lingula. Embora braquiópodes possuam grande poder de dispersão em sua fase larval, a hipótese de que esses espécimes tenham chegado à costa brasileira como resultado de atividades humanas não pode ser descartada.
Palavras-chave: Lingula, subfilo Linguliformea, “Inarticulata”, braquiópodes inarticulados, Brasil
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).