Editorial
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.77951Resumo
Em meio a tantas aflições em função da pandemia de covid-19, que já se arrasta há quase 2 anos e que nos levou familiares, amigos e conhecidos próximos e distantes, finalizamos em 2021 com sentimento de tristeza, alívio e muita esperança. Aos poucos, estamos retomando uma rotina diferente, com rostos cobertos e menos proximidade, mas estamos retornando. Os corredores do Instituto do Ciências do Mar (Labomar/UFC), assim como de tantas outras instituições de ensino e pesquisa, gradualmente, começam a ser percorridos por técnicos, professores e alunos. Cada encontro é um alento, um afago saudoso.
Estamos retornando! E, nesse retorno, os Arquivos de Ciências do Mar vêm, como um marco de sua resiliência e da necessidade de seguir em frente, concluir o ano de comemoração dos seus 60 anos de existência com o segundo número do volume 54. O ano de 2021 ficará marcado também pela partida do fundador do nosso Instituto, idealizador e editor dos Arquivos de Ciências do Mar, o Dr. Melquíades Pinto Paiva, em 16
de novembro. Ilustre cientista, que deixa imensa contribuição e legado nas ciências marinhas, na identificação da fauna do Nordeste, e mais recentemente contribuições sobre o cangaço, tema que valoriza seu respeito pela cultura nordestina. Deixa imensurável aporte à ciência e marcas positivas aos que tocou com seu conhecimento. Mais que um pesquisador, historiador, naturalista, gestor, foi, verdadeiramente, um Professor. Que o Labomar, por ele intitulado uma “oficina de cientistas”, prossiga sendo um frutífero produto de seu sonho concretizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).