DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA FROTA DE PEQUENO PORTE EM UM POLO PESQUEIRO DO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55i2.78117Resumo
Na Amazônia, a pesca estuarino-marinha desempenhada pela frota artesanal apresenta grande representatividade na cadeia produtiva. Analisou-se o deslocamento dos barcos de pequeno porte (BPP) que operam a partir da Vila dos Pescadores, Bragança-PA, entre os anos 2004 e 2015. Dados de capturas, dias e apetrecho de pesca, número de pescadores e área de atuação foram obtidos. Dois tipos de rede foram observados, a rede serreira e a rede gozeira. A tripulação variou de quatro a cinco pescadores, enquanto os dias de pesca duraram em torno de cinco dias, com uma média de 25 viagens por ano. Visualizou-se que a frota BPP apresentou dois comportamentos. Entre 2004 e início de 2013, a pesca era concentrada no pesqueiro cascalho, distante 30 a 40 milhas náuticas da Vila dos Pescadores. Posteriormente, em 2013, ocorreu migração da frota, sendo em 2015 o ano de maior concentração para o pesqueiro boias, distante 80 a 90 milhas. Com a pesca concentrada especificamente no pesqueiro boias, verificou-se reduções significativas na produção média anual, indicando repetição da diminuição dos estoques. Mudanças de área de pesca e da espécie-alvo interferiram na dinâmica de deslocamento da frota local.
Palavras-chave: Amazônia, comunidade pesqueira, dinâmica pesqueira, pesca artesanal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).