THE BLUE RESTORATION CONTRIBUTION TO FACE THE CHALLENGING SCALING-UP ISSUE OF MARINE CONSERVATION STRATEGIES IN THE NEXT DECADE
A contribuição da restauração azul para enfrentar o crescente desafio da questão das estratégias de conservação marinha na próxima década
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78187Resumo
A degradação contínua dos ecossistemas marinhos é amplamente destacada como tendo um impacto significativo nos serviços que fornecem para o bem-estar humano. Para esse fim, especialmente durante a última década, numerosas aspirações, metas e compromissos nacionais, regionais e internacionais foram assumidos no sentido de reverter a tendência prejudicial que afeta a saúde dos oceanos, que se espera uma aceleração em um futuro imediato. Ações de restauração estão se tornando uma estratégia comum para acelerar a recuperação de ecossistemas degradados. Esse reconhecimento também depende do fato de que, em alguns casos, além das estratégias tradicionais de conservação (por exemplo: Áreas Marinhas Protegidas e Ordenamento do Territorial Marítimo), a restauração “ativa” pode ser a única abordagem politicamente viável capaz de aumentar o fluxo de serviços do ecossistema marinho aos envolvidos, garantindo, ao mesmo tempo, a mitigação das ameaças aos ambientes costeiros num lapso de tempo razoável. Dada a meta com limite de tempo destinada a proteger/restaurar efetivamente um terço dos ecossistemas globais na próxima década, considerações concretas sobre o potencial de ampliação das intervenções de restauração em ecossistemas costeiros são necessárias para priorizar e melhorar as estratégias destinadas a lidar com a urgência de questões de conservação enfrentadas pelos ecossistemas marinhos em escala global. Aqui, capitalizando as informações mais atualizadas sobre os esforços de restauração em todo o mundo realizados ao longo de quase cinco décadas, uma análise sintética (mas não exaustiva) dos progressos é mostrada, o que pode ajudar a resolver melhor a questão do aumento das estratégias de conservação marinha no futuro imediato.
Palavras-chave: restauração do ecossistema marinho, desenvolvimento sustentável, habitats costeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).