POTENTIAL AND REALIZED DIVERSITY OF COASTAL PLANKTON: THE ROLE OF RESTING STAGES IN ECOSYSTEM FUNCTIONING
Diversidade potencial e realizada do plâncton costeiro: o papel dos estágios de repouso no funcionamento do ecossistema
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78207Resumo
Estágios de repouso são a estratégia das espécies para evitar a variabilidade das condições ambientais. Em habitats marinhos costeiros confinados, a variabilidade das condições é maior do que em mar aberto, e os fundos acumulam estágios de repouso de plâncton nos chamados “bancos de cistos marinhos”. O acoplamento bentônico-pelágico gerado por essa bilocalização do plâncton, entretanto, não é claramente evidente para todas as espécies envolvidas. Esse resultado é devido ao conhecimento ainda escasso dos ciclos de vida e das histórias de vida de uma única espécie. O estudo da dinâmica do plâncton do ponto de vista dos bentos é útil e informativo e aumenta a complexidade potencial de uma comunidade planctônica em uma área confinada.
Palavras-chave: plâncton, ciclos de vida, estágios de repouso, cistos, acoplamento bentônico-pelágico, ecologia da ressurreição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).