POTENTIAL AND REALIZED DIVERSITY OF COASTAL PLANKTON: THE ROLE OF RESTING STAGES IN ECOSYSTEM FUNCTIONING

Diversidade potencial e realizada do plâncton costeiro: o papel dos estágios de repouso no funcionamento do ecossistema

Autores

  • Genuario Belmonte Department of Biological and Environmental Sciences and Technologies, University of the Salento, Campus Ecotekne, 73100 Lecce, Italy.
  • Fernando Rubino Water Research Institute, Unit Talassografico ‘A. Cerruti’, National Research Council, via Roma 3, 74123 Taranto, Italy

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78207

Resumo

Estágios de repouso são a estratégia das espécies para evitar a variabilidade das condições ambientais. Em habitats marinhos costeiros confinados, a variabilidade das condições é maior do que em mar aberto, e os fundos acumulam estágios de repouso de plâncton nos chamados “bancos de cistos marinhos”. O acoplamento bentônico-pelágico gerado por essa bilocalização do plâncton, entretanto, não é claramente evidente para todas as espécies envolvidas. Esse resultado é devido ao conhecimento ainda escasso dos ciclos de vida e das histórias de vida de uma única espécie. O estudo da dinâmica do plâncton do ponto de vista dos bentos é útil e informativo e aumenta a complexidade potencial de uma comunidade planctônica em uma área confinada.

 Palavras-chave: plâncton, ciclos de vida, estágios de repouso, cistos, acoplamento bentônico-pelágico, ecologia da ressurreição.

 

Downloads

Publicado

2022-03-21