THE URGENT AND YET FORGOTTEN PROBLEMS OF CURRENT SCIENTIFIC AND ACADEMIC PRACTICE
Os problemas urgentes e ainda esquecidos da prática científica e acadêmica atual
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v55iEspecial.78396Resumo
A ciência tem um imenso potencial para mudar a sociedade, por exemplo, melhorando a saúde pública global ou combatendo a mudança climática. Isso é especialmente importante nos próximos 10 anos (2021-2030), os quais são decisivos para que muitos países ao redor do mundo atinjam as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas. Para isso, o desenvolvimento de políticas públicas baseadas na ciência é crucial. Entretanto, uma série de problemas afeta a ciência hoje em dia. Todos esses problemas são bem conhecidos, mas pouco está sendo feito atualmente para resolvê-los. Aqui, discutimos o passado e os problemas emergentes na prática científica e acadêmica que precisam de nossa atenção urgente, entre as principais destacamos as crises de acessibilidade, equidade, reprodutibilidade, credibilidade, deficiência nas oportunidades de emprego e o sistema de publicação vicioso. Além disso, discutimos problemas políticos e culturais atuais, como o surgimento de notícias falsas (fake news), vídeos de clickbait, negacionismo crescente e desinformação científica, que representam uma ameaça não apenas para os profissionais da ciência, mas também para a democracia e a sociedade. Ao reconhecer essas crises, propomos que a ciência pode ser melhorada para o benefício da população em geral (por exemplo, as partes interessadas, empresas, governos, organizações não governamentais e comunidades tradicionais) e também para os próprios atores da ciência, os cientistas e as novas gerações de acadêmicos.
Palavras-chave: ética, ciência justa, acesso aberto, políticas públicas, produção científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).