BAYESIAN LENGTH ANALYSIS AND EXPLOITATION RATES FROM THE MAIN TARGET SHARK SPECIES CAUGHT IN THE NORTHWESTERN MEXICAN PACIFIC: A PREAMBLE TO FISHERY INDICATORS
Análise de comprimento bayesiano e taxas de exploração das principais espécies de tubarão alvo capturadas no noroeste do Pacífico mexicano: um preâmbulo para indicadores de pesca
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.82925Resumo
Os tubarões no México têm importância econômica, pesqueira e social. No entanto, não há avaliações completas de suas populações, principalmente devido aos escassos e inadequados dados de captura e esforço. Contudo, através da análise de frequência de tamanho, é possível obter indicadores pesqueiros preliminares para conhecer a situação de uma população explorada. Este estudo analisa dados dependentes da pesca (tamanhos e sexos) de nove espécies de tubarões pelágicos a partir de dados coletados a bordo de embarcações de tamanho médio voltadas para pesca de tubarão no Pacífico mexicano de 2006 a 2018. Nossos resultados sugerem que os comprimentos médios nas capturas permaneceram constantes ao longo do período de estudo. Da mesma forma, as taxas de exploração permaneceram abaixo dos valores de referência propostos pela literatura. No entanto, os resultados apresentados neste trabalho devem ser tomados com cautela e apenas como uma análise preliminar até que estudos mais completos sejam realizados.
Palavras-chave: abordagem bayesiana, Pacífico mexicano, tubarões pelágicos, mortalidade total.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).