DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA RELATIVA DO BERBIGÃO, Anomalocardia brasiliana, NA PRAIA DE MANGUE SECO, PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v46i2.905Palavras-chave:
berbigão, Anomalocardia brasiliana, distribuição, abundância, Praia de Mangue Seco.Resumo
O berbigão, Anomalocardia brasiliana, é um molusco bivalve marinho que apresenta grande importânciaeconômica e social para pesca artesanal no litoral brasileiro. O presente estudo teve como objetivo avaliar a distribuiçãoe abundância desta espécie na Praia de Mangue Seco, Pernambuco, Brasil, estimando seus parâmetros e estabelecendorelações com temperatura, salinidade e granulometria do sedimento. A área estudada é composta por 90% areia, possuisalinidade máxima de 37 para o mês de janeiro e mínima de 26 para o mês de junho, já a temperatura mais elevada foiencontrada no mês de dezembro/2010 (37.6°C) e a menor no mês de junho/2010 (24°C). O maior valor médio da densidadena Praia de Mangue Seco foi de 263,6 org./m2 para o mês de dezembro/2010 e o menor valor foi 127,38 org./m2, emjaneiro/2011. Verificou-se a ocorrência de tendência direta de variação entre densidade e comprimento médio individual,registrado com o valor de 16.5±5.7 mm, fato que estar relacionado a um nível mais elevado de esforço sobre o estoquedevido ao aumento da demanda para consumo do berbigão.Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).