PRODUÇÃO E SOCIOECONOMIA DO SISTEMA CARANGUEJO-UÇÁ EM UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL DA COSTA NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v46i2.906Palavras-chave:
caranguejo-uçá, sistema de produção pesqueira, censo estatístico, ordenamento.Resumo
O caranguejo-uçá, Ucides cordatus, é constituído por grandes populações bênticas que trazem benefícios paracomunidades ribeirinhas quando se utilizam de recursos do manguezal para auto-consumo e/ou comercialização. Para suacaptura são usadas práticas rústicas como o gancho e braceamento, especialmente nas de Caratateua, Tamatateua e Treme,na região Norte, onde esse recurso é particularmente importante. Além da obtenção de dados sobre o volume produzido,esforço de catação, e destino e preço de venda, foram registradas informações da economicidade do sistema entre os anos de2008 e 2010. A maioria dos trabalhadores vive somente da extração de caranguejo e uma pequena parcela, da agricultura; onível de escolaridade é baixo e a atividade envolve desde crianças até adultos. O sistema pesqueiro caranguejo-uçá é carentede ordenamento com vistas à diminuição do esforço e ao incremento do valor de venda do produto em sua cadeia produtiva.Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).