MACROFAUNA MARINHA INTRODUZIDA NA COSTA DO ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v46i2.907Palavras-chave:
bentos, macrofauna, dispersão, classificação.Resumo
A dispersão de espécies marinhas através de água de lastro e seus sedimentos, bem como através de incrustaçõesnos cascos dos navios ou de estruturas e organismos flutuantes tem sido reportada por diversos autores em todos osoceanos. A ocorrência e distribuição da macrofauna marinha bentônica introduzida na costa do estado do Ceará foramcompiladas através de levantamento bibliográfico e de dados do Programa de Monitoramento da Biota Marinha doTerminal Portuário do Pecém. Foram listadas 7 espécies de invertebrados marinhos bentônicos introduzidos na costacearense. O grupo com o maior número de espécies identificadas foi o taxon Mollusca (Bivalvia, 3 espécies e Gatrópoda,1 espécie), seguido pelo taxon Arthropoda (Crustacea, 2 espécies) e taxon Annelida (Polychaeta, 1 espécie), distribuídosem diferentes localidades de 9 municípios costeiros. Com relação a sua origem, 3 espécies foram incluídas na categoriagenérica exótica e quatro na categoria criptogênica. De acordo com a situação populacional, 2 espécies exóticas foramincluídas na categoria específica detectada em ambiente natural e 1 na categoria específica estabelecida. Dentre as espéciesde moluscos bivalves, Heterodonax bimaculatus Linnaeus, 1758 é registrada pela primeira vez para o estado do Ceará,ampliando sua distribuição na costa brasileira.Downloads
Publicado
2013-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).