SEX RATIO AND SEASONAL ABUNDANCE OF SEABOB SHRIMP Xiphopenaeus kroyeri lato sensu (DECAPODA: PENAEIDAE) IN THE NORTHEASTERN BRAZILIAN COASTAL ECOREGION
Razão sexual e abundância sazonal do camarão sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri lato sensu (Decapoda: Penaeidae) na ecorregião costeira do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i2.91677Resumo
Este estudo avaliou a razão sexual e a abundância sazonal do camarão sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri na foz do Rio São Francisco, Nordeste do Brasil, entre 2008 e 2009. Foram coletados 3.072 indivíduos, medidos em comprimento da carapaça (em mm) e classificados por sexo e estágio de desenvolvimento. Os camarões foram categorizados conforme o período de captura (seco ou chuvoso). A distribuição de tamanho variou entre 8-34 mm, com maior concentração na classe de 18-20 mm. Fêmeas foram significativamente mais abundantes e maiores, predominando na maioria das classes de tamanho. Juvenis representaram 3,5% dos espécimes, sendo mais frequentes no período seco. Não houve diferença na participação dos adultos entre os períodos analisados. A dominância de fêmeas pode ser influenciada pela seletividade da pesca, que tende a capturar indivíduos maiores. Este estudo fornece subsídios para a gestão sustentável do estoque de X. kroyeri, ressaltando a importância de medidas de manejo para manter a viabilidade das populações, especialmente em face da sobrepesca dos estoques reprodutivos.
Palavras-chave: Peneídeo, dimorfismo sexual, classes de comprimento, sazonalidade, dinâmica populacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).