PROPOSED METHOD FOR VERIFICATION OF D2 BWM STANDARD (IMO, 2004) WHEN THE PRESENCE OF TOXIGENIC V. cholerae
Método proposto para verificação do padrão D2 BWM (IMO, 2004) quando da presença de V. cholerae toxigênico
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i2.91957Resumo
A bioinvasão por água de lastro é intensificada pelo processo de globalização, que ocasiona aumento do transporte marítimo. O crescente intercâmbio comercial entre os países, por meio do modal marítimo, determina um incremento da frota de embarcações, aumentando o volume de lastro transportado. Assim, a verificação da eficácia de metodologias de tratamento de água de lastro descartada torna-se um desafio para as autoridades portuárias. A Convenção de Gerenciamento de Água de Lastro (BWM) (IMO 2004) estabelece padrões para o gerenciamento do lastro, especificando o número máximo de microrganismos de relevância sanitária permitidos no descarte. Dentre estes destaca-se o Vibrio cholera (O1 e 139), causador da Cólera. O estudo tem como objetivo descrever e validar uma proposta de classificação de risco e seleção de embarcações para verificação do cumprimento do padrão D2 da Convenção BWM 2004, preenchendo assim uma lacuna no que diz respeito a problemática. Foram monitoradas 3.350 visitas no porto da cidade do Rio de Janeiro (Brasil) entre 2016 e 2018. Após a classificação das embarcações, 67 (2%)foram descritas como prioritárias para a verificação do padrão. A redução significativa no número de embarcações a serem verificadas, com a metodologia proposta, contribui para a viabilidade da aplicação do padrão D2 reduzindo assim, o esforço amostral.
Palavras-chave: Água de Lastro; Espécies Exóticas; Cólera; Metodología.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).