ACUTE TOXICITY OF AMMONIA FOR SOFT CORAL Xenia umbellata (Lamarck, 1916)
Toxicidade aguda de amônia para o coral mole Xenia umbellata (Lamarck, 1916)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i2.92219Resumo
Os recifes de corais são ecossistemas importantes do planeta, fornecendo uma grande variedade de serviços ecossistêmicos que são extremamente importantes para o desenvolvimento e sobrevivência de várias espécies, incluindo humanos. A falta de informação e conhecimento sobre a influência dos parâmetros abióticos na fisiologia dos cnidários marinhos com potencial ornamental tem dificultado o cultivo de espécies de corais em larga escala na aquicultura. O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração letal mediana após 96 h (CL5096h) de amônia não ionizada (NH3-N) para o octocoral Xênia pulsante (Xenia umbellata) em um período de 96 h. Para isso, 80 colônias de coral X. umbellata foram expostas a cinco diferentes concentrações de N-NH3 (0,0; 0,92; 3,87; 5,95; 8,46; ou 10,18), todas em triplicata. Os testes foram realizados em sistema semiestático padrão com 100% de renovação diária de água nas unidades experimentais. A CL5096h foi estimada em 0,28 mg NH3-N L–1 (0,22~0,36 mg L–1). Concluiu-se que a concentração letal de amônia é menor com o aumento do tempo. Além disso, concentrações abaixo de 0,96 mg L–1de amônia total(0,08 N-NH3) não foram letais para este organismo em um período de exposição de 96 h.
Palavras-chave: Aquicultura; Octocoral; Regenerativo; Xênia pulsante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).