ENVIRONMENTAL PERCEPTION AS INFORMATION TOOLS FOR IMPACT STUDIES AND COASTAL MANAGEMENT: THE CASE OF RESTINGAS DE BERTIOGA STATE PARK, SP, BRAZIL
Percepção ambiental como ferramenta de informação para estudos de impacto e gerenciamento costeiro: O caso do Parque Estadual das Restingas de Bertioga, SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.92831Resumo
O Parque Estadual das Restingas de Bertioga (PERB) possui uma grande diversidade que exige a identificação e análise de inúmeras interações singulares, como as relações entre os ecossistemas de restinga, manguezal e estuário. O estuário do rio Itaguaré (ERI) e toda a vegetação do seu entorno estão incluídos no PERB e foram o foco deste estudo. Essa região atua como corredor ecológico, zona de amortecimento da energia do ambiente marinho e refúgio de diversas espécies da flora e fauna. Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o homem e o ambiente nesta região, através da obtenção de dados primários sobre o ERI e a percepção da população sobre a região. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas com usuários da região de Itaguaré, com o foco de avaliar a percepção ambiental dessas pessoas. Nas respostas dos entrevistados, a maioria desconhece a definição de estuário e associa o PERB a uma área protegida. A falta de conhecimento sobre estuário, combinada com o crescente desenvolvimento imobiliário na região, suscita preocupações sobre potenciais cenários que podem perturbar o equilíbrio do ecossistema na região, afetando particularmente o processo de mistura do ERI.
Palavras-chave: zona costeira, conservação, estuário, sustentabilidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).