EFFECTS OF ARTIFICIAL BEACH NOURISHMENT ON WATER QUALITY AND MARINE BIOTA: A CRITICAL REVIEW
Efeitos das obras de engorda artificial de praias na qualidade da água e na biota marinha: Uma revisão crítica
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i2.93127Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de uma revisão crítica da literatura, um panorama dos principais efeitos das obras da engorda de praias na qualidade da água e na biota marinha, considerando as principais publicações científicas dos últimos vinte e cinco anos. No levantamento realizado, a engorda artificial de praia tem se mostrado eficiente no combate ao processo de erosão costeira, e a maioria dessas pesquisas se concentraram em praias do continente europeu e nos EUA. Após a conclusão das obras da engorda, os principais efeitos observados foram elevação da turbidez da água, presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal no sedimento da área da engorda, alterações na composição da comunidade bentônica e o desaparecimento dos prados de Posidonia oceanica. A maioria desses efeitos tiveram magnitude de impacto temporária e alguns deles apresentaram tempo de recuperação de até quatro anos. Por último, sugere-se a melhoria dos programas de monitoramento dos efeitos da engorda artificial de praia, considerando que a falta de gestão e planejamento entre as partes interessadas nas obras de engorda podem contribuir para intensificar esses efeitos no ecossistema marinho.
Palavras-chave: Dragagem, impacto ambiental, obra de engorda de praia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).