GAMETOGENIC CYCLE OF Lytechinus variegatus (LAMARCK, 1816) (ECHINOIDEA: TOXOPNEUSTIDAE) IN NORTHEASTERN BRAZIL
Ciclo gametogênico de Lytechinus variegatus (Lamarck, 1816) (Echinoidea: Toxopneustidae) no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.93424Resumo
Alguns aspectos reprodutivos de Lytechinus variegatus foram descritos, incluindo proporção sexual, índice gonadal (IG) e o exame histológico das gônadas. Foram amostrados 90 indivíduos (63,44 mm ± 6,17) entre março de 2017 e janeiro de 2018, coletados manualmente de forma aleatória na Enseada da Ribeira (município de Salvador, Nordeste do Brasil: 12º54'488''S, 38º29'872''W). A proporção sexual não diferiu de 1:1 e o IG não apresentou diferenças significativas (p>0,05) para ambos os sexos. Machos e fêmeas liberam seus gametas continuamente, apresentando maior esforço reprodutivo nos períodos secos e mais quentes do ano. Uma ampla oferta de alimentos aos indivíduos garante a manutenção do longo período reprodutivo. O gasto metabólico imediato pode explicar a falta de variação no IG, uma vez que as gônadas não são órgãos de armazenamento nesta espécie. Populações de L. variegatus apresentam variabilidade no uso de recursos energéticos e estratégias de alocação em resposta a interações ambientais in situ, independentemente da latitude. Ao longo da costa brasileira observa-se uma relação inversa entre o tamanho dos ovócitos e o esforço dedicado à reprodução em diferentes populações desta espécie. Avaliações quantitativas da oogênese ao longo do tempo são técnicas analíticas assertivas para avaliar o ciclo reprodutivo dos equinóides.
Keywords: Lytechinus variegatus, ouriço de mar, histologia, ciclo reproductivo, índice gonadal, análise citométrica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).