ESTUDO MORFODINÂMICO DA PRAIA DO FUTURO, MUNICÍPIO DE FORTALEZA, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11855Palabras clave:
dinâmica litorânea, perfis praiais, estádios morfodinâmicos.Resumen
O estudo da dinâmica litorânea de um trecho do litoral da cidade de Fortaleza é apresentado neste trabalho através da análise de perfis praias, que foram realizados ao longo de doze meses entre 06/95 e 05/96, através de levantamentos topográficos. A análise desses perfis de acordo com a classificação proposta por Wright & Short (1984), para os estádios morfodinâmicos da zona de praia e surfe, revelou a presença dos estádios reflectivo, intermediário para reflectivo e dissipativo. A aplicação do coeficiente de rebentação apresentado por Galvin Jr. (1968), indicou o tipo de rebentação deslizante. A declividade da zona de praia está caracterizada por um baixo gradiente em direção a ante-praia mudando, apenas, nos meses de setembro de 1995 (Perfil 2) e março de 1996 (Perfil 1) quando se formaram terraços no pós-praia. A altura de quebra das ondas apresentou pequena variação com valores entre 0,152 e 0,192m, não exercendo, dessa forma, influência na variação da morfologia dos perfis praiais. A cobertura arenosa dessa área está bem caracterizada pela presença de sedimento do tamanho areia fina a média.Descargas
Publicado
2017-05-05
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).