Desafios e aprendizados na institucionalização de um sistema de avaliação em uma universidade federal

  • Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó
Palavras-chave: avaliação, sistemas de avaliação, ensino superior, instituições de ensino superior, Comissão Própria de Avaliação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer reflexõesanalíticas sobre os aprendizados do autor na estruturação de umsistema de autoavaliação e suas imbricações com o desenvolvimentoinstitucional enquanto coordenador da Comissão Própria deAvaliação da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ele foi construídopara embasar a participação do autor no Curso Avançado de Avaliaçãode Políticas, Programas e Serviços promovido pelo Laboratório deAvaliação em Saúde da UNIFESP e se estruturou buscando responderas questões norteadoras propostas: “por que avalio?”, “como avalio?”e “o que aprendi ao avaliar?”. Partindo da demanda legal por sistemasde avaliação nas Instituições de Ensino Superior e da análise desuas configurações e possibilidades aplicada são caso da UFABC,concluímos que é crucial haver pessoal dedicado à temática e o apoioda gestão para que o processo consiga se estruturar como um sistemaformal de avaliação

Biografia do Autor

Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó

Universidade Federal do ABC – UFABC

Referências

CARVALHO, Hilda Alberton de; OLIVEIRA, Oséias Santos de;
LIMA, Isaura Alberton de. Avaliação Institucional em uma
universidade pública brasileira multicâmpus: processos e
desafios na qualificação da gestão. Avaliação (Campinas),
Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 217-243, 2018 . Disponível em http://
dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100012, acesso em
18/08/2018.
DE SORDI, Mara Regina Lemes. Comissão própria de avaliação
(CPA): similaridades e dessemelhanças no uso da estratégia na
educação superior e em escolas do ensino fundamental. Avaliação
(Campinas), Sorocaba, v. 16, n. 3, p. 603-617, Nov. 2011. Disponível
em http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772011000300006, acesso em
20/09/2018.
EARP, Maria de Lourdes Sá; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes;
LOPES, Gracélia Nascimento Pereira. Sistema de avaliação do ensino
superior brasileiro (SINAES):a participação dos estudantes. Aval –
Revista Avaliação de Políticas Públicas Vol 2, no. 16, julho/dezembro
de 2019
GRIBOSKI, Claudia Maffini; PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda;
HORA, Paola Matos da. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI.
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 178-197, Mar. 2018.
Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100010.
Acesso em 22/10/ 2018.
LEEUW, Frans L.; FURUBO, Jan-Eric. Evaluation Systems: What are
They and Why Study Them? In Evaluation. Vol. 14, No. 2, 2008; p.
157-169.
LEHFELD, Neide Aparecida de Souza et al . Reflexões sobre o
processo de autoavaliação institucional: o olhar de uma comissão
própria de avaliação. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 1,
p. 177-194, 2010. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1414-
40772010000100010, acesso em 23/10/2018
MARTINS, Joice da Costa; RIBEIRO, Jorge Luiz Lordelo de Sales. A
participação dos servidores técnico-administrativos na avaliação
institucional: o que dizem os relatórios autoavaliação institucional.
Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 23, n. 2, p. 509-530, Oct. 2018.
Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200013,
acesso em 10/10/2018
MOREIRA, Marco A. Avaliação do professor pelo aluno como
instrumento de melhoria do ensino universitário. Educação e
Seleção, São Paulo, n.4, pp.109-123, jul/dez/1981.
PEDHAZUR, Elazar. J.; SCHMELKIN, Liora. P. Measurement, Design,
and Analysis An Integrated Approach. Hillsdale, NJ Lawrence
Erlbaum Associates. 1991.
126 127 R E V I S T A A V A L J A N E I R O/J U N H O • V O L. 3 • Nº 17 • 2020
PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. A avaliação institucional
nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação.
Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 9-28, Mar/2009.
Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000100002,
acesso em 20/09/2018.
SILVA, A. L. da; GOMES, A. M. Avaliação institucional no contexto do
SINAES: a CPA em questão. Revista Avaliação. [Rio de Janeiro], v.16,
n. 3, nov. 2011.
SIMÕES, Solange; PEREIRA, Maria Aparecida Machado. 2007. “A Arte
e a Ciência de Fazer Perguntas”. Desigualdades Sociais, Redes de
Sociabilidade e Participação Política, AGUIAR, Neuma. (org.), Belo
Horizonte: Editora UFMG
UFABC. Universidade Federal do ABC. Plano de Desenvolvimento
Institucional 2013-2022. Disponível em http://www.ufabc.edu.br/a-
ufabc/documentos/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi,
acesso em 10/09/2018;
WORTHEN, R. B.; SANDRES, J. R.; FITZPATRICK, J. L. Avaliação
de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu
Azevedo. São Paulo: Gente, 2004.
Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos Inéditos