Avaliação de qualidade da informação em saúde na Internet

O caso da síndrome de Lynch

Autores

  • André Pereira Neto Fundação Oswaldo Cruz
  • Zulmira Maria de Araújo Hartz Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Avaliação de qualidade. Uso da Internet. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Vivemos sob a égide das “novas tecnologias de informação e comunicação” (NTIC): Uma realidade inédita e pervasiva que nos apresenta diferentes virtudes e problemas, um deles relacionado com a qualidade da informação disponível on line, especialmente na área da saúde. Esse artigo apresenta uma proposta metodológica de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de saúde. Inicialmente são expostos os resultados de alguns estudos indicando que, os sites oficiais e de interesse público, abordando diferentes problemas de saúde, podem oferecer informações desatualizadas, incompletas, incorretas e ilegíveis, apesar de não terem intenção de, com isso, causar dano aos usuários. Finalmente utilizaremos esta metodologia para avaliar as informações oferecidas em um site específico, visando melhorar a qualidade da informação sobre Syndrome de Lynch, disponível neste ambiente virtual.

Biografia do Autor

André Pereira Neto, Fundação Oswaldo Cruz

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Zulmira Maria de Araújo Hartz, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora Titular da ENSP/Fiocruz (aposentada) 1 A pesquisa que serviu de base para a realização deste artigo contou com o apoio do “Instituto de Ciências Humanas e Sociais” (InSHS) do “Conselho Nacional de Pesquisa” (CNRS) da França como parte do programa de mobilidade internacional oferecido por esta instituição em 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos Inéditos