Política de Educação Permanente para o Núcleo Ampliado de Saúde da Família: uma construção compartilhada da modelização
Resumo
O modelo lógico é uma valiosa ferramenta de gestão que permite visualizar a operacionalização de programas e políticas. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de desenvolvimento e análise crítica do Modelo Lógico da implementação da Política de Educação Permanente em Saúde para as Equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária no município de Vitória, Espírito Santo. Estudo qualitativo com elaboração e análise crítica do modelo lógico por dois especialistas em Educação Permanente em Saúde e Atenção Primária à Saúde, entre outubro e dezembro de 2021. O processo de análise crítica foi realizado remotamente em uma rodada. O Modelo Lógico final conta com quatro dimensões, sendo elas: Planejamento, Articulação Política, Coordenação e Orientação Conceitual, Técnica e Prática, bem como itens relacionados à estrutura, processo, resultados e contexto político-organizacional no município, que retratam a implementação da política para os profissionais.