Foco e Escopo

A Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito a conhecimentos em Economia, Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, tanto em nível nacional como internacional, para divulgar e fomentar a produção científica nesses respectivos campos.

Com periodicidade quadrimestral e seguindo o documento Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD, direciona-se a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. Os artigos – nos idiomas português, inglês e espanhol – recebem avaliação duplamente cega (double blind review) por comissão formada pelo Corpo Editorial Científico e avaliadores ad hoc. A Contextus publica textos inéditos, na forma de artigos que abordem pesquisas científicas, os quais são de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista da editoria.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Contextus, ao adotar o processo de avaliação prévia dos artigos, tem por objetivo o aprimoramento destes mediante colaboração com os autores. A Contextus somente aceita artigo para apreciação se este for inédito e não estiver sendo submetido a outro periódico.

O processo de avaliação consta de três etapas:

Primeiro, uma análise preliminar que verifica a adequação do trabalho às normas de formatação exigidas pela revista e uma análise de similaridade feita com o uso licenciado de aplicativos com acesso à Internet, que verifica o grau de semelhança entre o artigo submetido e obras já publicadas.
Segundo, a avaliação chamada desk review, feita pelo editor-chefe ou editores associados, que examina a adequação do trabalho à linha editorial e uma qualidade científica básica conforme o escopo;
Terceiro, a avaliação por dois pareceristas (double blind review) para decisão final, por parte do editor-chefe, sobre sua aceitação ou não.

O autor será informado sobre o andamento do processo via e-mail. Após a aprovação final, o artigo passa por uma revisão de gramática, vocabulário, coesão, clareza e fluidez de leitura.


Periodicidade

Contextus é uma publicação quadrimestral, com números regulares nos seguintes períodos: janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro.

Os formatos adotados para recepção dos textos deverão ser conforme as normas de submissão.

A publicação dos artigos acontece no site da revista Contextus, exclusivamente em formato eletrônico, com os textos cadastrados com códigos DOI.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todos os textos integrais estão disponíveis para leitura, descarga, cópia, distribuição, impressão, busca e vínculo hipertextual, desde que mencionada a fonte.

ISSN Impresso: 1678-2089
ISSN On-line: 2178-9258
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional.

 

Indexadores e diretórios

A revista Contextus, conforme sua estratégia de aumentar a exposição e o fator de impacto dos artigos, já está cadastrada em vários indexadores e diretórios. Além disso, seus autores disponibilizam artigos livremente em redes sociais profissionais/acadêmicas.

  • Indexadores e diretórios cadastrados:

                       

  • Indexadores e diretórios em processo de cadastro:
    • Redalyc
    • SciELO
    • Scopus
    • SHERPA/RoMEO
    • Web of Science


Conselho Editorial

Ao Conselho Editorial compete, em consenso com a Direção da FEAAC, definir o Editor-Chefe da Revista. Como a Contextus está ligada à Universidade Federal do Ceará, localizada em Fortaleza, este comitê é formado por professores ligados à FEAAC.

Cientificamente, os membros do Conselho atuam como conselheiros do Editor divulgando a revista, sugerindo aperfeiçoamentos na política editorial e estratégias para atuação no meio acadêmico e profissional.

Esperam-se dos conselheiros manifestações sobre a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura esperada de uma revista científica.

Como o Conselho Editorial está afastado do processo de mediação de artigos (não tendo acesso aos metadados dos artigos em avaliação), não supervisiona nem interfere no processo editorial, podendo assim submeter artigos à Contextus e participando do processo como qualquer outro autor.


Editor-Chefe

O editor coordena o processo editorial e promove o desenvolvimento dos autores e avaliadores da publicação. Seu compromisso é que o periódico ofereça o que houver de melhor em termos de conhecimento novo dentro da área temática, observando, no processo de seleção dos artigos, os mais elevados padrões éticos.

O manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD, 2017) preconiza que a escolha do editor de um periódico seja supervisionada pelo Comitê de Política Editorial e considere diversos fatores, dentre os quais: liderança como pesquisador da área, reconhecimento pela comunidade, histórico de atuação como revisor e autor, bem como seu projeto de trabalho para o periódico.


Editores Associados

Os editores atuam nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia e são colaboradores muito próximos do editor, com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial. Em termos de atribuições, podem tomar a decisão final de publicar ou não um trabalho em sua área específica.


Avaliadores ad hoc

Os avaliadores ad hoc são professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com reconhecimento no meio acadêmico. Seus membros atuam nas diversas áreas da Contextus, mas de forma não coletiva, ou seja, sem previsão de reuniões ordinárias (presenciais ou virtuais) para tratar de questões pautadas. Seguindo o modelo comum a revistas científicas nacionais, não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a Contextus, a UFC ou a FEAAC na responsabilidade pela publicação da revista. A participação de cada avaliador ad hoc se dá de forma individual, por meio de uma articulação dos editores.

Fluxo Editorial