ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Antonio Carlos Gil Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v2i2.32055

Palavras-chave:

Método de casos, Administração, ensino, aprendizagem, redação do caso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relaciona- das à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Gil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)

Doutor em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor Universitário. Coordenador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Como Citar

Gil, A. C. (2004). ELABORAÇÃO DE CASOS PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 2(2), 7–16. https://doi.org/10.19094/contextus.v2i2.32055

Edição

Seção

Artigos