indústria de moagem de trigo, estratégias de crescimento, integração horizontal e vertical, alianças estratégicas, competência central.

Autores

  • Dimária Silva e Meirelles
  • Luiz Fernando Gomes Pinto

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v4i1.32072

Palavras-chave:

indústria de moagem de trigo, estratégias de crescimento, integração horizontal e vertical, alianças estratégicas, competência central.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória de crescimentodo grupo J. Macêdo, um dos líderes da indústriade moagem de trigo no Brasil. Baseado numa perspectivachandleriana do processo de constituição e consolidaçãode grupos empresariais, o artigo busca analisar oposicionamento estratégico adotado pelo grupo ao longode sua história, desde a etapa inicial de atuação como representantecomercial até a entrada na indústria de trigo eposterior segmentação em produtos de consumo. Para isso,utilizam-se como referencial teórico a economia dos custosde transação e a abordagem evolucionista do processo deformação da competência central de uma firma. A conclusãoé que a competência de inovação e de melhoria contínuados produtos, alcançadas por meio de estratégias deintegração horizontal, parcerias e alianças estratégicas, culminaramna consolidação do grupo no segmento de produtosde consumo derivados do trigo.

Biografia do Autor

Dimária Silva e Meirelles

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia / UniversidadeFederal do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Gomes Pinto

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2006-06-30

Como Citar

Silva e Meirelles, D., & Pinto, L. F. G. (2006). indústria de moagem de trigo, estratégias de crescimento, integração horizontal e vertical, alianças estratégicas, competência central. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 4(1), 29–40. https://doi.org/10.19094/contextus.v4i1.32072

Edição

Seção

Artigos