RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32075Palavras-chave:
Governança Corporativa, Relatório da Administração, Análise de Conteúdo, Grau de Otimismo, Desempenho Financeiro.Resumo
O Relatório da Administração (RA), exigido no Brasil pelaLei 6.404/76, possui um papel importante no sistema dedivulgação aos investidores. O objetivo deste trabalho é investigarse há relação entre o grau de otimismo apresentadonestes relatórios e o desempenho das companhias de capitalaberto no Brasil. A análise de conteúdo realizada nos RA de448 empresas brasileiras, no ano de 2002, demonstrou quemais da metade das informações constantes são otimistas eem sua maior parte se refere a reforma administrativa e desempenho.As comunicações de menor incidência tratam dedividendos e endividamento/financiamento. O estudo evidenciouque o grau de otimismo dos relatórios decorre dodesempenho atual da empresa, expresso pelo seu tamanho,retorno do ativo e margem líquida. Entretanto, o grau deotimismo apresentou-se inversamente proporcional ao nívelde receitas e diretamente proporcional ao nível de endividamento.Assim, empresas com receitas menores apresentaramrelatórios mais otimistas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.