RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Autores

  • César Augusto Tibúrcio Silva
  • Fernanda Fernandes Rodrigues
  • Maria Lizete da Silveira
  • Karen Josete da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32075

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Relatório da Administração, Análise de Conteúdo, Grau de Otimismo, Desempenho Financeiro.

Resumo

O Relatório da Administração (RA), exigido no Brasil pelaLei 6.404/76, possui um papel importante no sistema dedivulgação aos investidores. O objetivo deste trabalho é investigarse há relação entre o grau de otimismo apresentadonestes relatórios e o desempenho das companhias de capitalaberto no Brasil. A análise de conteúdo realizada nos RA de448 empresas brasileiras, no ano de 2002, demonstrou quemais da metade das informações constantes são otimistas eem sua maior parte se refere a reforma administrativa e desempenho.As comunicações de menor incidência tratam dedividendos e endividamento/financiamento. O estudo evidenciouque o grau de otimismo dos relatórios decorre dodesempenho atual da empresa, expresso pelo seu tamanho,retorno do ativo e margem líquida. Entretanto, o grau deotimismo apresentou-se inversamente proporcional ao nívelde receitas e diretamente proporcional ao nível de endividamento.Assim, empresas com receitas menores apresentaramrelatórios mais otimistas.

Biografia do Autor

César Augusto Tibúrcio Silva

Doutor em Contabilidade pela USP, Professor titular da Universidade de Brasília – UnB

Fernanda Fernandes Rodrigues

Mestre pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UFPB, UFPE, UFRN eUnB), Professora Assistente na Universidade de Brasília – UnB.

Maria Lizete da Silveira

Mestranda pelo Programa Multi-institucionale Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis(UFPB, UFPE, UFRN e UnB)

Karen Josete da Silveira

Especialista em Controladoria pela Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2006-12-29

Como Citar

Silva, C. A. T., Rodrigues, F. F., Lizete da Silveira, M., & Josete da Silveira, K. (2006). RELATÓRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 4(2), 7–16. https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32075

Edição

Seção

Artigos