MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL: EVIDÊNCIAS DO CONTROLE PELO MERCADO DE CAPITAIS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32076Palavras-chave:
Governança Corporativa, Mercado de Capitais, Índice de Governança Corporativa, American Depositary Receipts.Resumo
Esse trabalho tem por objetivo fazer uma discussão dosmecanismos de governança corporativa no Brasil, especialmenteo controle externo pelo mercado de capitais.Em termos específicos faz-se uma revisão bibliográfica depesquisas que avaliaram a performance: a) do Índice deGovernança Corporativa (IGC), indexado a partir de Junhode 2001; e b) de empresas que possuem American DepositaryReceipts (ADR’s). Tomados os trabalhos que avaliarama performance do IGC no seu conjunto evidencia-se queesse índice não apresentou melhor performance em relaçãoaos outros da Bovespa. Entretanto, os estudos que relacionama performance de empresas emitentes de ADR’s comas práticas de governança corporativa evidenciaram certaconvergência nas conclusões, mostrando, no geral, que asempresas que optaram pelo lançamento de ADR’s apresentarammelhor performance após a emissão do recibo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.