SOLUÇÃO ALTERNATIVA NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INDÚSTRIA METALÚRGICA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v4i2.32078Palavras-chave:
Custo Ambiental, Gestão Ambiental, Armazenagem de Resíduos.Resumo
É cada vez mais indiscutível a importância dos aspectosambientais a nível empresarial, apesar de muitas vezes estaimportância ser uma conseqüência da obrigatoriedade comque muitas empresas estão comprometidas. Em muitoscasos, as organizações são obrigadas a se submeterem àsresponsabilidades com o governo e entidades reguladoras,bem como a pressões de organizações não-governamentaise ao próprio cliente, tudo para preservar ou construir umaimagem num mercado altamente competitivo. Dentro dessecontexto, este artigo tem como objetivo relatar um exemploprático de redução do impacto ambiental através daaplicação dos próprios resíduos metálicos na construção decaçambas para a coleta de materiais recicláveis. Foi utilizadocomo método de pesquisa o estudo de caso exploratório,através de dados primários coletados junto à Empresa X, edados secundários extraídos da internet, pesquisa bibliográficae pesquisa documental. Neste estudo ficou claro que aorganização conseguiu alguns benefícios operacionais, comoorganizar melhor sua instalação fabril, limpeza e redução detempo com o trabalho de coleta e armazenamento de materialreciclável. Por fim, é importante ressaltar que a empresaconseguiu vender o resíduo reciclável por preços mais altos,devido à oferta de uma maior quantidade de material e àredução do desperdício causado pela armazenagem incorretadesses materiais que, anteriormente, ficavam se decompondonas dependências da organização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.