EFEITO DOS INCENTIVOS FISCAIS NO PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA FDI, DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32082Palavras-chave:
Incentivos Fiscais, Análise de Demonstrações Contábeis, Desenvolvimento Regional, Políticas de Investimento, Fundo de Desenvolvimento Intustrial.Resumo
As mudanças ocorridas no cenário mundial nas últimasdécadas impactaram, sobremaneira, o desenvolvimentodos países, contribuindo para a exacerbação das desigualdadesregionais. No caso do Brasil, um país possuidorde grandes dimensões territoriais, a situação nãopoderia ser diferente, as disparidades regionais sãoimensas. O governo federal, na tentativa de corrigiressas desigualdades e promover um desenvolvimentoeconômico equilibrado entre as regiões, utiliza-se dealgumas políticas, entre elas a concessão de incentivosfiscais. Complementarmente aos incentivos federais, osestados também utilizam políticas industriais própriaspara alavancar seu desenvolvimento. No caso do Ceará,a política de incentivos consolidou-se com a criação doFundo de Desenvolvimento Industrial – FDI. Essetrabalho tem como objetivo analisar o efeito dosincentivos fiscais no patrimônio das entidadesbeneficiárias, com foco nos programas subsidiados peloFDI, através da análise das demonstrações contábeis daempresa Grendene S.A. Além da pesquisa bibliográficae documental, foi realizada uma pesquisa aplicada àsdemonstrações contábeis da Grendene S.A. Constatousecom o estudo, a relevância da participação dosincentivos fiscais nos resultados da empresa, influenciandoo desempenho dos seus indicadores econômicose financeiros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.