POLÍTICAS DE MATURAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DAS COMPANHIAS MULTINACIONAIS AUTOMOTIVAS E AO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO

Autores

  • José Carlos de Jesus Lopes

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32083

Palavras-chave:

Aglomeração industrial – Cluster. estratégias locacionais. Sistema nacional de inovação. Companhias automotivas. Produção flexível.

Resumo

Objetiva-se neste trabalho fazer uma análise sobre asfuturas políticas complementares para a maturação dosClusters automotivos, implantados na Região Metropolitanade Curitiba – RMC. A problemática deste artigoestá centrada na necessidade de constantesimplementações de inovações tecnológicas para queocorra a maturação dos aglomerados industriais localizadosna RMC. Este artigo está fundamentado porautores, que tratam da globalização e da aglomeraçãoindustrial vigente. O ponto central passa pelo diálogosobre o modo de produção capitalista, tendo comobase as novas estratégias locacionais dos complexosindustriais automotivos, por conta da formação daaglomeração industrial – cluster. Ao longo desta pesquisa,foi possível antever, de forma estratégica, a necessidadede implantação de novas políticas de maturação,por conta das instituições responsáveis pela manutençãodos clusters automotivos nas regiões politicamentedelimitadas, tal como na RMC.

Biografia do Autor

José Carlos de Jesus Lopes

Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.Doutorando em Ciências Empresariais, pela Universidade do Sul de Sana Catarina - UNISUL e Universidad del Museo Social de Argentina - UMSA. Professor de Graduação e de Pós Graduação (Especialização)

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Publicado

2007-06-29

Como Citar

Lopes, J. C. de J. (2007). POLÍTICAS DE MATURAÇÃO ÀS ESTRATÉGIAS LOCACIONAIS DAS COMPANHIAS MULTINACIONAIS AUTOMOTIVAS E AO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 5(1), 45–58. https://doi.org/10.19094/contextus.v5i1.32083

Edição

Seção

Artigos