ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO CONECTIVO

  • Karia de Déa Roglio
  • Jansen Maia Del Corso
  • Wesley Vieira da Silva
Palavras-chave: Pensamento conectivo, Desenvolvimento sustentável, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem como objetivo identificar práticas pedagógicas e estruturas curriculares para o desenvolvimento do pensamento conectivo em Programas de Educação Executiva. Considera-se, nesta perspectiva, que o pensamento conectivo – capaz de captar inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais – é essencial para que a consciência dos executivos sobre a relevância do desenvolvimento sustentável para a sociedade, para o meio ambiente, para as organizações e para os indivíduos oriente os seus processos decisórios. Com base em uma extensa revisão bibliográfica de estudos anteriores sobre o tema, foram analisados com maior profundidade práticas pedagógicas e estruturas curriculares que contribuem para o desenvolvimento do pensamento conectivo. Conclui-se que os micromundos e estudos de caso constituem práticas pedagógicas efetivas para o desenvolvimento do pensamento conectivo e que a configuração interdisciplinar é essencial para a definição das estruturas curriculares e dos conteúdos das disciplinas.

Biografia do Autor

Karia de Déa Roglio
Doutora em Engenharia de Produção. Professora do Programa de Pós-graduação em Admnistração da PUCPR.
Jansen Maia Del Corso
Doctorado en Management Science. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUCPR.
Wesley Vieira da Silva
Doutor em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pó-sgraduação em Administração da PUCPR.
Publicado
2008-06-30
Como Citar
Roglio, K. de D., Maia Del Corso, J., & Vieira da Silva, W. (2008). ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO CONECTIVO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 6(1), 7-18. https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32090
Seção
Artigos