A RELAÇÃO ENTRE A LOCALIZAÇÃO E A MOTIVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS

Autores

  • Flávia Gonet Santos Nóbrega de Lima
  • Mariana Pires de Carvalho e Albuquerque
  • Juliana Junqueira Esmeraldo Pavie
  • Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32091

Palavras-chave:

Processo de internacionalização, Localização, Setor de cosméticos, Natura.

Resumo

Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.

Biografia do Autor

Flávia Gonet Santos Nóbrega de Lima

Mestrado em Administração(Ibmec - RJ). Especialista de Planejamento Estratégico da TIM.

Mariana Pires de Carvalho e Albuquerque

Mestrado em Administração(Ibmec - RJ). Analista Financeira da Mongeral Seguros e PRevidência.

Juliana Junqueira Esmeraldo Pavie

Engenharia de Produção Plena GE-CORP/ PA E / GRIS - GÁS & ENERGIA CORPORATIVO. Gestão de Riscos - PETROBRAS S.A.

Luiz Alberto Nascimento Campos Filho

Professor Adjunto II do Programa de Mestrado em Administração Faculdades Ibmec - RJ.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Nóbrega de Lima, F. G. S., Pires de Carvalho e Albuquerque, M., Pavie, J. J. E., & Campos Filho, L. A. N. (2008). A RELAÇÃO ENTRE A LOCALIZAÇÃO E A MOTIVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 6(1), 19–28. https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32091

Edição

Seção

Artigos