A RELAÇÃO ENTRE A LOCALIZAÇÃO E A MOTIVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS

  • Flávia Gonet Santos Nóbrega de Lima
  • Mariana Pires de Carvalho e Albuquerque
  • Juliana Junqueira Esmeraldo Pavie
  • Luiz Alberto Nascimento Campos Filho
Palavras-chave: Processo de internacionalização, Localização, Setor de cosméticos, Natura.

Resumo

Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.

Biografia do Autor

Flávia Gonet Santos Nóbrega de Lima
Mestrado em Administração(Ibmec - RJ). Especialista de Planejamento Estratégico da TIM.
Mariana Pires de Carvalho e Albuquerque
Mestrado em Administração(Ibmec - RJ). Analista Financeira da Mongeral Seguros e PRevidência.
Juliana Junqueira Esmeraldo Pavie
Engenharia de Produção Plena GE-CORP/ PA E / GRIS - GÁS & ENERGIA CORPORATIVO. Gestão de Riscos - PETROBRAS S.A.
Luiz Alberto Nascimento Campos Filho
Professor Adjunto II do Programa de Mestrado em Administração Faculdades Ibmec - RJ.
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos