A RELAÇÃO ENTRE A LOCALIZAÇÃO E A MOTIVAÇÃO ESTRATÉGICA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v6i1.32091Palavras-chave:
Processo de internacionalização, Localização, Setor de cosméticos, Natura.Resumo
Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.Downloads
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