UMA ABORDAGEM HISTÓRICA ACERCA DOS AVANÇOS CONTÁBEIS DECORRENTES DASREFORMAS IMPLEMENTADAS PELO MARQUÊS DE POMBAL NA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIADO BRASIL COLÔNIA DE 1777 A 1808
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v6i2.32095Palavras-chave:
Marquês de Pombal. Contadorias. Controle Contábil. Partidas Dobradas.Resumo
Este trabalho tem por objetivo destacar os avanços trazidospara a contabilidade decorrentes das políticas reformistasimplantadas pelo Marquês de Pombal na colônia brasileira,dentro do processo de reorganização fazendária do Brasil –Colônia, refletidos no período de 1777 a 1808. O método depesquisa utilizado foi o histórico e dedutivo, com procedimentode análise de conteúdo em documentação manuscritaque exigiu conhecimentos da ciência paleográfica. Os resultadosda pesquisa apontam para os avanços de controleocorridos no campo das Ciências Contábeis, tanto na áreafiscal, quanto no método utilizado para a escrituração, quepassou a ser o das partidas dobradas, no que tange à contabilidadepública exercida no Brasil. As exigências por profissionaismelhor qualificados para exercer a profissão, criaram umaatmosfera de transformações que determinaram aformalização das Aulas de Comércio (1759) e permitiram odesenvolvimento da primeira obra contábil em línguaportuguesa, em 1771, por João Baptista Bonavie.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.