CARACTERÍSTICAS DO DISCLOSURE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DO PERÍODO DE 2005 A 2007
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32101Palavras-chave:
Evidenciação Voluntária. Meio Ambiente. Características. Análise de Conteúdo. Empresas Potencialmente Poluidoras.Resumo
Este artigo objetiva identificar as características do disclosurevoluntário ambiental de empresas brasileiras. Para tanto,analisaram-se as Demonstrações Financeiras Padronizadas(DFPs) e os Relatórios de Sustentabilidade (RS) de 2005 a2007 de empresas abertas com ações listadas na Bolsa deValores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores dealto impacto ambiental. As características analisadas, com basena análise de conteúdo, compreendem a classificação deevidência, o tipo de notícia, a referência temporal e a localizaçãoda informação. Os resultados demonstram que nos trêsanos, as 57 empresas da amostra evidenciaram 6.182 sentençasambientais, sendo 73% divulgadas nos RS e 27% nasDFPs. Enfatiza-se que a maior parte da evidenciação édeclarativa, do tipo positiva e com referência temporal nãoespecificada. Conclui-se que a pesquisa corrobora a Teoria daDivulgação Voluntária, uma vez que as empresas divulgaramvoluntariamente poucas informações negativas a respeito desuas práticas ambientais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.