OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32102Palavras-chave:
Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.Resumo
A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.