OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO

  • Cid Gonçalves Filho
  • Helvio Brito
  • Marlusa Gosling
  • Gustavo Quiroga Souki
Palavras-chave: Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.

Resumo

A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.

Biografia do Autor

Cid Gonçalves Filho
Doutor em Administração, Mestre em Ciencia da Informação, Professor do Mestrado e doutorado em Administração da Universidade Fumec - MG
Helvio Brito
Mestre em Administração pela Universidade Fumec, Diretor da Focus Pesquisa de Mercado
Marlusa Gosling
Mestre e Doutora em Administração pela UFMG. Profesora do cepead UFMG
Gustavo Quiroga Souki
Doutor em Administração, Mestre em Administração, Professor do Mestrado e Doutoradoem Administração da Universidade Fumec - MG.
Publicado
2008-01-01