A INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL E A DINAMIZAÇÃO DO SISTEMA LOCAL DO AGRONEGÓCIO DO CAJU CEARENSE

  • Leonel Gois Lima Oliveira
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Palavras-chave: Inovação Sustentável. Sistema Local de Inovação. Cadeia Produtiva do Caju. Produção mais Limpa. Agronegócio do Caju.

Resumo

O agronegócio do caju do Ceará necessita mais inovações.Nesse contexto, pressupõe-se que a “inovação sustentável”surgiria com base na gestão socioambiental, dinamizando, emconsequência, o sistema local. Com arrimo nessa discussão, acontribuição do artigo está em identificar as possibilidades deinovações com a introdução da abordagem da Produção MaisLimpa, refletindo sobre a dinamização do sistema local doagronegócio do caju cearense. A metodologia de caráterqualitativa baseou-se na compilação documental e ementrevistas/debates com um painel constituído por especialistasque atuam no setor. Para a análise, foi utilizada a técnica daAnálise Temática que se insere no conjunto das técnicas daAnálise de Conteúdo. Verificou-se que a dinamização dosistema local passa pelo adensamento das interações dosagentes participantes, facilitando a disseminação das inovaçõessustentáveis com o aproveitamento integral do caju, ampliando,em consequência, os espaços econômicos com novasoportunidades de negócios e mercados.

Biografia do Autor

Leonel Gois Lima Oliveira
Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista CAPES.
Ana Sílvia Rocha Ipiranga
Dell’organizzazione pelo Università Degli Studi Di Bologna e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE.
Publicado
2008-01-01