OPORTUNIDADES PARA COMPRAS VERDES NO SETOR DE SUPRIMENTOS DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A

  • Antônio Costa Silva Júnior
  • José Celio Andrade
  • Andrea Cardoso Ventura
  • Thais Cairo
Palavras-chave: Compras Verdes. Ecoeficiência. PETROBRAS. Setor de Suprimentos. Contatos Globais.

Resumo

Este artigo aborda a oportunidade de introdução de conceitosde compras verdes nos processos de compras de bens emateriais da Petrobras S.A; tomando como base para osestudos o setor de Suprimentos da Regional Norte e Nordeste.Dessa forma, os processos de compras contemplariamtambém aspectos de ecoeficiência, utilizando o poder decompra como elemento de contribuição para práticas deresponsabilidade ambiental. Para isto, o procedimentometodológico aplicado para garantir os dados necessáriosfocou os pontos abordados no referencial teórico da pesquisae no entendimento e desenvolvimento dos estágios deimplementação da norma canadense CSA Z766-95. Assim,com os resultados quantitativos e qualitativos do desenvolvimentodo roteiro de implementação da norma supracitada,foi desenvolvida e validada uma estratégia de compras verdescom base na criação de contratos globais de fornecimento deprodutos ambientalmente amigáveis previamente selecionados,contribuindo para indução de comportamentoambientalmente responsável por parte dos seus fornecedores.

Biografia do Autor

Antônio Costa Silva Júnior
Doutorando em Engenharia Industrial pela UFBA, Mestrado em Engenharia Ambiental pela UFBA e Especialização em Auditoria Fiscal pela UNEB. Professor titular da Faculdade Castro Alves.
José Celio Andrade
Pós-doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval - Québec -Canadá, Doutorado em Administração pela UFBA, Mestrado em Engenharia Química pela UFBA. Professor adjunto da Escola de Administração da UFBA.
Andrea Cardoso Ventura
Mestre em administração pela UFBA, Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela UNESP
Publicado
2009-06-30
Como Citar
Júnior, A. C. S., Andrade, J. C., Ventura, A. C., & Cairo, T. (2009). OPORTUNIDADES PARA COMPRAS VERDES NO SETOR DE SUPRIMENTOS DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 7(1), 69-80. https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32104
Seção
Artigos