AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DA ILHA DO MEL, PR: PERSPECTIVA DE PROPRIETÁRIOS DO SETOR DE HOSPEDAGEM

Autores

  • Matias Poli Sperb

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32106

Palavras-chave:

Capacidade de Carga. Turismo Sustentável. Setor de Hospedagem.

Resumo

O turismo na Ilha do Mel, PR (Estado do Paraná), desenvolveu-se em curto período, causando inúmeros impactosnegativos. Em face desses impactos, foi estabelecido em 1995um número de Capacidade de Carga da Ilha do Mel, PR. Esteartigo, baseado em um estudo de caso exploratório-descritivoe mediante a perspectiva de trinta empreendedores do setor dehospedagem da Ilha do Mel, PR, procurou avaliar os resultadosde tal controle no local. Entre os resultados verificados,percebe-se que a questão econômica é a de maior preocupaçãodos empreendedores, porquanto o número de visitantes nãoé satisfatório para atender à oferta de todos os empreendimentospesquisados. Defende-se o controle de demanda; masimporta que ele seja ampliado. Por outro lado, a Ilha do Mel,PR passa por problemas de impacto ambiental, pelo que sealvitra a diminuição de demanda por uma parte; por outra,medidas paralelas para resolver os problemas mais gritantes.

Biografia do Autor

Matias Poli Sperb

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Doutorando em Gestão e Desenvolvimento de Turismo Sustentávelpela Universidade de Málaga - UMA, Espanha.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Sperb, M. P. (2009). AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA DA ILHA DO MEL, PR: PERSPECTIVA DE PROPRIETÁRIOS DO SETOR DE HOSPEDAGEM. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 7(1), 93–102. https://doi.org/10.19094/contextus.v7i1.32106

Edição

Seção

Artigos