AGRUPAMENTO DOS SETORES DA ECONOMIA NACIONAL SEGUNDO O SEU DESEMPENHO: ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISES FATORIAL E DE CLUSTERS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32108Palavras-chave:
Análise Fatorial. Análise de Performance. Aanálise de Clusters.Resumo
Este estudo parte da pespectiva da organização industrial deque a estrutura de uma indústria é importante para se definira sua atratividade. O artigo é de caráter exploratório e visa aanalisar o comportamento dos setores da economia nacionaldurante o período de 2003 a 2006. Foram utilizadas métricasde desempenho econômico, financeiro e de estrutura paraanálise de performance. Com o propósito de avaliar ahomogeneidade entre os setores da economia nacional, trêsclusters foram definidos: inferior, intermediário e superior.Em termos metodológicos, o estudo foi estruturado emduas etapas: análise de componentes principais e análise decluster. Em destaque, o setor de mineração se manteveposicionado no grupo superior durante o período sobanálise. O setor atacado firmou posição no cluster intermediário.O setor autoindústria marcou grande volatilidade entreos clusters. Determinados setores apresentaram mutaçõesconstantes, outros permaneceram no mesmo cluster e outrosacompanharam as movimentações, conjuntamente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.