AVICULTURA INTEGRADA E ESTRATÉGIAS DE MERCADO DE GRANDES EMPRESAS EM PERNAMBUCO

  • Tales Vital
  • Hurbert Drouvot
  • Yony Sampaio
Palavras-chave: Integração. Empresas Avícolas. Estratégias. Mercado. Aviculture.

Resumo

O agronegócio da avicultura pernambucana é de grandeimportância no oferecimento de ocupação, emprego e renda,sobretudo no meio rural. O Estado não dispõe de milho esoja para produzir o frango, tem que trazer essas matériasprimasde regiões produtoras no País, sendo o milho muitasvezes importado. Mesmo assim, ocupa lugar de destaque nocenário nacional como produtor de ovos e de carne de frango.Para entender essa situação, o trabalho analisa as estratégias degrandes unidades industriais a partir de suas relações noambiente. A base teórica da análise é assentada nas abordagensSWOT, Cadeias de Valores, e Grupos Estratégicos. Registra-se ofato de que as empresas adotam estratégias compatíveis comsuas possibilidades, dadas pelas condições internas, e externamentetêm um grande apoio de políticas públicas, contandocom o crescimento da economia e o aumento do consumodesse tipo de carne na região nordestina.

Biografia do Autor

Tales Vital
Pós-Doutorado em Economia Territorial. Professor adjunto da UFRPE.
Hurbert Drouvot
Doutorado em DOCTORAT EN SCIENCES DE GESTION . Université Pierre Mendès France de Grenoble, UPMF/CERAG, França.Mestrado em Master des Arts/Marketing. Maître de Conférences no I.AE – UPMF Grenoble II
Yony Sampaio
Pós-Doutorado em Economia Regional. Professor titular da UFPE, Brasil
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos