COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS E COMPETÊNCIAS EXERCIDAS NA GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MINERAÇÃO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Yana Torres de Magalhães
  • Alexandre Magno das Graças Ferreira
  • Luiz Alex Silva Saraiva
  • Elvécio Ribeiro Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32111

Palavras-chave:

Gestão de contratos. Terceirização. Empresas Mineradora. Competências. Gestores.

Resumo

Em face de um quadro instável, para o qual as organizaçõesdevem apresentar um desempenho consistente, a terceirizaçãoé uma das ferramentas gerenciais mais adotadas. Sua efetividade,contudo, depende de uma adaptação organizacional maisampla, o que inclui a qualificação dos gestores para com elalidar. Neste artigo, os objetivos foram identificar as competênciasnecessárias a um gestor de contratos de terceirizaçãoem empresas mineradoras e verificar se os gestores decontratos de terceirização da organização analisada as exercem.A pesquisa foi baseada em uma estratégia qualitativa aplicadae um estudo de caso com base em pesquisa documental nosregistros formais relacionados ao tema, e de campo, baseadaem entrevistas semiestruturadas junto a gestores de contratoda organização, material tratado por meio da técnica da análisede conteúdo. Os principais resultados apontam que, na maiorparte, as competências necessárias são encontradas nosgestores entrevistados, sugerindo que a terceirização cumpreseu papel na organização estudada, apesar da necessidade deajustes eventuais como em qualquer técnica administrativa.Conclui-se que, em função da formalidade própria doscontratos, a qualificação dos gestores muitas vezes implicaproblemas de autoconfiança para a tomada de decisão eestresse ao lidarem com adversidades, o que em parte éexplicado pelo acúmulo de atribuições em um contextoprodutivo.

Biografia do Autor

Yana Torres de Magalhães

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC - MG. Diretora da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da Fundação Comunitária de EnsinoSuperior de Itabira (FUNCESI)

Alexandre Magno das Graças Ferreira

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências. Administrativas e Contábeis da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Analista Operacional da Vale.

Luiz Alex Silva Saraiva

Doutorando e Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG. Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeisda Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)

Elvécio Ribeiro Brasil

Mestre em Administração pelo Curso de Mestrado. Profissionalizante em Administração da Fead-Minas –Centro de Gestão Empreendedora. Superintendente daFundação Comunitária de Ensino Superior deItabira (FUNCESI).

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Torres de Magalhães, Y., Ferreira, A. M. das G., Saraiva, L. A. S., & Brasil, E. R. (2009). COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS E COMPETÊNCIAS EXERCIDAS NA GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MINERAÇÃO DE MINAS GERAIS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 7(2), 41–52. https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32111

Edição

Seção

Artigos