A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE SOCIAL EM ORGANIZAÇÕES: O CASO DOS WIKIS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v7i2.32114Palavras-chave:
Web 2.0. Software Social. Wikis. Processos Colaborativos. OrganizaçõesResumo
O desenvolvimento da web 2.0. lançou novas possibilidadespara os processos de colaboração nas empresas, mediante autilização dos softwares sociais. Tais aplicações são ferramentasweb-based que permitem a participação de um número elevadode pessoas, possibilitando a interação, a produção conjunta deconhecimentos e a formação de redes sociais. Neste ensaio, seráexplorada a tecnologia dos wikis, aplicação web que permite aqualquer pessoa escrever de forma colaborativa e editar documentosem tempo real. Pode acrescentar conteúdo sem a necessidadede conhecimentos técnicos sofisticados em computação,o que acarreta profundas implicações em diversas áreas. Aoabordar suas funcionalidades, características e potencialidades,este ensaio centra sua análise na utilização dos wikis em cenárioscorporativos, além de descrever os cuidados a serem observadosquando de sua implantação. Não obstante o fato deeste se tratar de um trabalho bibliográfico, nas consideraçõesfinais deste artigo são apontadas oportunidades para trabalhosfuturos, os quais visem às empresas como seu campoempírico de investigação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.