A INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE VÍNCULOS INTERORGANIZACIONAIS SOBRE A DINÂMICA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32123Palavras-chave:
Pequena Empresa. Rede. Estratégia.Resumo
As interações interorganizacionais importam significativamentepara a eficiência das organizações e representam umaestratégia por meio da qual as micro e pequenas empresas(MPE) superam as suas limitações. Este artigo objetivaidentificar os elementos característicos das micro e pequenasempresas que podem sofrer influência da adoção daestratégia de redes, definidas como o estabelecimento devínculos interorganizacionais estáveis. Para tanto, forampesquisados artigos dos anais do Encontro de estudos sobreempreendedorismo e gestão de micro e pequenas empresas(EGEPE) que relatavam estudos empíricos sobre o tema,além de referências sobre as MPE e as redes. Ao final, sãoidentificados mecanismos pelos quais as redes interferemnas características das MPE, e conclui-se que os vínculosinterorganizacionais caracterizam-se como estratégia favorávelàs MPE, pois podem fornecer vantagens por meio daseconomias de aglomeração e pela obtenção de benefíciosnão alcançáveis pela empresa caso ela atue de modo isolado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.